Fale conosco (67)3382-0546 ou (67)3382-0542
Atendimento de segunda à sexta das 08h às 18h

Em Busca da Excelência na Cirurgia Plástica

Publicado em 28/05/2014

Credenciais do DR. MIGUEL MARQUES

DR. MIGUEL MARQUES, cirurgião plástico formado há 25 anos em cirurgia plástica estética e reconstrutiva, pelas mãos do cirurgião plástico Dr. Djalma Mendonça, primeiro cirurgião plástico da Marinha brasileira e primeiro assistente do Dr. Ivo Pitanguy,  bem como pelo conceituado serviço de cirurgia plástica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Especializou-se na cirurgia estética do Nariz e da Orelha com o Dr. Jack Sheen (Los Angeles), Dr. Volney Pitombo (Rio de Janeiro) e Dr. Juarez Avelar (São Paulo) bem como na cirurgia do Contorno Corporal com a LIPOSCULTURA do Prof. Yves-Gérard Illouz (França, Paris). Em constante atualização DR. MIGUEL MARQUES participa anualmente de importantes congressos no Brasil e no exterior. Obteve Fellowship no ano de 1980 no serviço do Dr. John Marquis Converse do Instituto de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da New York University e no serviço de Cirurgia CranioFacial com o Dr. Milton Edgerton da Virginia University, USA. Anos antes fez estágio na Clinica Juri e com o Prof. Ernesto Malbec em Buenos Aires. Estagiou no Hospital Dalinde com o Dr. Mario Gonzales-Ulloa na cidade do México e na Clínica Jalisto do Dr. José Guerrerosantos em Guadalajara, México.

Em 1990 fez Fellowship com Dr. Thomas D. Rees (com quem foi fotografado junto ao colega da ISAPS, Dr. Riccardo Mazzola de Milan, pelo médico Residente do Staff) e em 1997 com Dr. Sherrell J. Aston (com quem estreitou amizade na troca de experiência cirúrgica) ambos do Departamento de Cirurgia Plástica no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital em Nova York. Em 1995 estagiou com Dr. Oscar M. Ramirez do The Johns Hopkins Hospital em Baltimore, Maryland e 1997 fez Fellowship na clínica do Dr. Robert S. Flowers em Honolulu, Hawaii. Este último foi o cirurgião que mais o impressionou como artista plástico e exímio desenhista anatômico de seus trabalhos e livros de cirurgia plástica, poeta e escultor com lindas obras em bronze decorando sua Clínica.

A partir de 1992 começa a atender clientes da Clínica Corpus Médica, em Roma com Dr. Andrea Alessandrini (Diretor) seu amigo e ex-aluno na Corpusclínica de Campo Grande, MS. Juntos desenvolvem e publicam trabalhos científicos no Brasil e na Itália. Tem inúmeros trabalhos de sua autoria publicados em revistas médicas nacionais e internacionais e em livros da especialidade como co-autor. Recebe Menção Honrosa do Prêmio Ivo Pitanguy no Recent Advances in Plastic Surgery (Annals of the International Symposium of III RAPS, Ed. L S Toledo, M.D.) pelo trabalho de estudo e pesquisa: "Asymmetric Eyebrows - Introducing an Aesthetic Facial Syndrome”. É Cirurgião Plástico Benemérito da Santa Casa de Campo Grande, MS; Membro Titular Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RJ). Laureado no Copacabana Palace Hotel no Rio de Janeiro, com Prêmio Norberto Gauer de "O Melhor da Medicina Brasileira Ano 1999" e no Sheraton Hotel em São Paulo, com o Prêmio "Bisturi de Ouro" no Ano 2000.

Nasce o Profissional

DR. MIGUEL MARQUES nasce para a cirurgia plástica muito cedo, já no terceiro ano da faculdade de medicina no Rio de Janeiro, após varias tentativas para ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, é surpreendido por um feliz acontecimento nesse ano. Em um estágio no Hospital da Aeronáutica em meio ao terceiro ano da Escola Médica faz a sua mais impressionante e particular descoberta numa cirurgia plástica de mamas que assiste pela primeira vez. Dentro da sua visão iniciante de aluno idealiza uma "escultura na matéria viva" e a noção de ser esse artesão cirúrgico, que inunda seu espírito de realizada felicidade. Primeiro por encontrar o seu norte neste affaire e segundo por não deixar de ser médico (um sonho de seu pai), vindo a se concretizar no amor que sempre nutriu pelas artes plásticas. Constata, portanto existir dentro da medicina oficial uma especialidade cirúrgica cujo foco de atuação é aperfeiçoar a forma humana com apurada sensibilidade artística e que se consagrou na denominação de Cirurgia Plástica ao cumprir seu papel plástico-biotransformador.

O cirurgião que operava exemplarmente aquela primeira mamaplastia "de brilhos eternos" era o Dr. Antonio Muruci, primeiro cirurgião plástico da Aeronáutica do Rio de Janeiro. Anos mais tarde, o DR. MIGUEL MARQUES veio substituir o Dr. Muruci como cirurgião plástico da Clínica do Prof. Aécio do Val Villares, na Rua Nascimento Silva em Ipanema. Há alguns anos em visita ao Dr. Antonio Muruci (que sem saber deu sentido na vida deste cirurgião) teve a oportunidade de dar-lhe conhecimento deste importante episódio de sua vida profissional, numa singela homenagem.

De espírito inovador e investigativo, DR. MIGUEL MARQUES procura seguir o rigor dos sábios princípios do mestre Sir Harold Gillies, pai da Cirurgia Estética, que apregoa: "não faça de seus mestres, o seu mestre". Assim este cirurgião nunca se dá por satisfeito com as limitações da técnica e do saber científico nesta sua nobre arte médica. Tudo fazendo em nome do paciente, em 'nome do corpo', a matéria prima deste apaixonante ofício.

Seu espírito inventivo leva-o, 19 anos atrás a desenvolver junto a fábrica de instrumentos cirúrgicos mais celebrizada do mundo, a "Padgett Instruments" de Kansas City,USA um instrumento para facilitar o trabalho do cirurgião Rinoplástico na graduação do ângulo Dorso - Ponta Nasal, chamado de "Oliveira's Rhinogoniometer" pelo Presidente da Padgett Co.. Criou em parceria com a SILIMED (Rio de Janeiro) - empresa brasileira de Silicone médico de maior expressão mundial - há 22 anos, uma prótese de Silicone para aumento-projeção do terço superior da Face, chamada "Bossa Frontal Estética". Com um caso inicial bem sucedido de jovem de 14 anos operada com esta prótese Frontal customizada, desenvolve em parceria com o mestre e colega de São Paulo, Prof. Ewaldo Bolivar na sua Clínica de Santos, o trabalho cientifico "Frontal Boss - The Forgotten Angle of Facial Profile" a ser apresentado no 13º International Congress da ISAPS no Hilton Hotel, New York em 1995.

Idealizou e desenhou há 17 anos um dispositivo clínico apoiado também pela empresa SILIMED, que chamou de "Auto Tapassexo" ("Adhesive Modest Pad") cujo objetivo é dar cobertura as partes íntimas dos pacientes de Cirurgia Estética, durante o processo de foto-marcação pré-operatória. Fato que resulta num absoluto sucesso clínico e aprovação de 100% dos clientes de sua Clínica (mulheres e homens). Há 15 anos, desenvolveu junto à empresa SALES Instrumentos Cirúrgicos de São Paulo, um instrumento que deu o nome de Afastador-Aspirador por facilitar a introdução de grandes próteses de Silicone mamário por pequenos cortes. Tem este nome porque apresenta na mesma peça o dispositivo que afasta o tecido mamário e o que evacua a bolsa aérea anulando a hipertensão que bloqueia a entrada da prótese.

Desenvolve um trabalho-pesquisa longitudinal desde 2002 sobre as Orelhas Proeminentes ou Protrusas (populares Orelhas em Abano) através do qual manteve troca de experiências e informações com a mais ilustre autoridade mundial desse capitulo da cirurgia plástica estética, o Prof. John Clark Mustardé, de Ayr na Escócia, recebendo dele em 2004 um elogioso comentário de estimulo sobre seu profícuo trabalho cientifico nessa área. Nesta pesquisa recebeu grande apoio de seu ex- professor de anatomia, o Prof. Benedito Aparecido de Toledo, do Rio de Janeiro bem como a mais sábia orientação ao método cientifico pelo seu mestre o Professor Jorge Miguel Psillakis, de São Paulo.

Sua Filosofia

Com a filosofia de estar sempre "em busca da excelência na cirurgia plástica" realiza todas as suas cirurgias pelo amor à arte e ciência da verdadeira cirurgia plástica. E verdadeira cirurgia plástica é aquela que tem seu escopo no alvo real e possível do principal interessado, o paciente. Sendo a cirurgia plástica a única especialidade que conjuga medicina e belas-artes a um só tempo, entende DR. MIGUEL MARQUES que a busca pela beleza física exige este tripé de excelência: vida do paciente (saúde)técnica do cirurgião (experiência) e medicina atual (últimos avanços).

Deve-se, portanto compreender o paciente, pois cada pessoa tem seu sonho e visão particular de beleza. E nada mais humano do que sonhar. Isto vem resultar em ultima analise na conquista da sua tão almejada auto-estima. Tanto é que todo o tratamento deve ser muito bem explicado com a certeza da sua perfeita compressão, e assim poder aceitar os limites da cirurgia plástica em cada caso. Deve confiar que uma vez operado receberá todo um suporte físico e moral personalizado, que o ajudará durante a sua delicada recuperação. E estar ciente que, o que mais nos interessa é o seu capital orgânico, isto é, vamos avaliar e tratar sua condição física geral para uma boa jornada cirúrgica, afastando inconvenientes e condicionando seu melhor estado pré-operatório. Haja vista a Vida é o nosso único e maior patrimônio. E por ultimo, todos os pacientes serão muito bem vindos em nosso consultório, pois eles são pacientes para a vida toda.

Seu Hobby

Desenhista por natureza e escultor por formação, foi sempre um amante das artes plásticas, seja o lápis no papel, no óleo sobre tela, no mármore, na madeira, no barro (argila) na massa de modelar, no Silicone, no Gesso ou no Biscuit. Amigo e aluno de vários artistas plásticos sul-mato-grossenses como Richard Perassi (do Curso feito na UFMS em Campo Grande), Nantes, Índio e Ilton Silva, Jorapimo, Xavier, Yara Penteado, Searom (o primo Maiolino, in memoriam), Luis Pedro Scalise, Roberto Nachif, José Amim e muitos outros no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi aluno de escultura em argila da artista plástica e consagrada escultora campograndensse Neide Ono. Hoje utiliza os recursos da escultura em Argila, no Silicone e no Gesso nos seus estudos de pré-operatório bem como nos estudos de pesquisa sobre a anatomia do Nariz e da Orelha.

Membro Titular Ativo das Sociedades Científicas

SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Brasil)

CBC - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Brasil)

SBASociedade Brasileira de Anatomia (Brasil)

AEXPI - Associação dos Ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy (Brasil)

FILACP - Federación Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica (International)

ISAPS - International Society of Aesthetic Plastic Surgery (International)

ASPS - American Society of Plastic Surgeons (USA)

IPRAS - International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (International Confederation)

Categorias



© 2025 - Corpusclínica